Inicio > Freguesia > Património Histórico > Igreja de S. Francisco

Igreja de S. Francisco

 

Situada no centro da vila, é nesta Igreja que são celebradas as cerimónias religiosas quotidianas.

 

Desconhece-se ao certo em que ano esta Igreja foi construída, bem como quem a mandou construir, existindo no entanto duas versões diferentes em torno da sua construção.


Segundo os anais históricos da família de Assis e Brito, a igreja foi acabada de construir em 1846, sendo edificada sobre uma capela que no mesmo sítio existia e com o mesmo nome.
Tudo começou com a promessa efectuada pelo Capitão de Ordenanças e Major de Lanceiros Bernardino José de Brito o qual não conseguindo ter filhos (ou melhor, a sua esposa, D. Maria da Conceição Pacheco) prometeu a S. Francisco de Assis que se este a “agraciasse” com um filho varão, construiria uma igreja em seu louvor em Aldeia Nova de S. Bento e colocaria o nome do Santo a seu filho. Em 1804 nasceu o rebento ao qual foi posto o nome de Francisco de Assis de Brito, sendo baptizado a 25 de Julho desse mesmo ano. Faleceu em 1862 e durante a sua vida foi Morgado da Abóbada, morgadio que herdou de seu pai.

 

Existe outra versão sobre a história desta igreja.

Conta-se que no ano de 1738 o Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II, veio em romaria à Igreja de S. Bento, com o intuito de visitar o Santo para cumprimento de uma promessa. Pensa-se que este Infante aquando da sua visita, tenha mandado construir a Igreja de S. Francisco existente nesta localidade.